Xbox Logo
Menu Principal
Interacção Comunitária PDF Imprimir

No dia 16 as exposições dos vários grupos disciplinares abriram ao público. As exposições orientaram-se por um tema e foram expostos os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas durante o ano lectivo.


EV / EVT

Ambiente e Comunicação Visual

Neste espaço expositivo, estiveram presentes algumas das realizações plásticas elaboradas pelos alunos. A importância da preservação do Ambiente e o valor da Comunicação Visual assumem aqui um papel relevante. O desenho, a experimentação plástica, a aprendizagem de códigos visuais, o conhecimento do mundo das formas e da cor e ainda a estimulação da criatividade e autonomia permitiram estes resultados.

 Os Alunos das Turmas  do 5º5, 5º6, 5º7,  5º8, 6º2 e 6º3  realizaram Esculturas no âmbito do tema “Ambiente e Comunicação”.

O desperdício e o excessivo consumo dos recursos naturais continuou a servir de fio condutor para as realizações, individuais e de grupo. A observação e  análise dos hábitos do quotidiano e a tomada de consciência  da responsabilidade que a todos  temos na preservação do futuro foi relevante.

Partindo de materiais reutilizáveis (lixo), deram forma e vida a diversos animais.

Foi um verdadeiro desafio à iniciativa, à criatividade e à persistência individual dos alunos. Foram alguns destes trabalhos que estiveram na exposição do grupo.

Tal como diz Piaget, “O aluno só aprende em profundidade por ele mesmo, experimentando, procurando ele mesmo, dando erros…

   Aprender é inventar, é pelo menos reinventar, é redescobrir” .


Laboratórios Química/Física e Biologia

Há acontecimentos explicados quer pela Química, quer pela Física, quer pela Biologia. Com os trabalhos apresentados nos nossos laboratórios, evidenciámos a forma como os nossos alunos os devem conhecer.


Ciências e Biologia

A superfície da Terra é feita de rochas, que são feitas de minerais, que são feitos de átomos. Os átomos são quase sempre os mesmos, mas os minerais e as rochas não. Os minerais raramente surgem isolados na Natureza. A maior parte das vezes, eles constituem-se em agregados coerentes, as rochas. Por isso, por serem tão raros, a sua beleza parece ainda maior.

O Grupo de Ciências Naturais, Biologia e Geologia preparou uma sala de exposições, bem como um laboratório com actividades experimentais. Para estes dois espaços, o grupo de Biologia e Geologia continuou a inspirar-se na Geologia.

Na sala de exposições apresentou uma magnífica colecção de minerais, gentilmente cedida para as Didalvíadas/2007 pelo Engº. Virgílio Ramos.

O laboratório continha uma meia dúzia de procedimentos experimentais que, embora simples, permitiam a compreensão de alguns conceitos ou fenómenos geológicos extremamente importantes. Um deles, e o que, definitivamente, mais atraiu a atenção dos visitantes, foi o modelo de um vulcão que ocupava uma posição-chave no laboratório e que, de vez em quando, entrava em erupção.


Português

Deparámo-nos, neste local, com uma vasta colectânea de trabalhos elaborados pelos alunos do 5º ao 12º ano, ao longo de todo o ano lectivo e que se dividiram por cinco “cantinhos”, sendo estes o da Poesia, o do Investigador, o do Escritor, o do Teatro e o dos Cadernos Diários.


Filosofia / Psicologia

O Grupo de Filosofia/ Psicologia teve como actividade a realização de trabalhos de investigação, elaborados pelos alunos, e orientados pelos professores. Estes trabalhos versaram sobre conteúdos programáticos, nomeadamente as rubricas: Temas / Problemas do Mundo Contemporâneo, no 10º Ano de Escolaridade e Temas/ Problemas da Cultura Científico – Tecnológica, no 11º Ano de Escolaridade.

No 11º Ano os trabalhos realizados trataram sobre os Temas/Problemas da Bioética e sobre o Impacto da Sociedade da Informação na Vida Quotidiana.

No 10 º Ano de Escolaridade os trabalhos dos alunos incidiram sobre os temas Direitos Humanos e Globalização e a Responsabilidade Ecológica.

O objectivo dos trabalhos de investigação é levar os alunos a tomarem consciência destes problemas actuais e a terem uma posição crítica sobre os mesmos.

Os trabalhos resultantes destas investigações, debates e estudos foram expostos nas Didalvíadas.


Área de Projecto 

Considerada uma área transversal das diferentes disciplinas e integradora das aprendizagens nelas realizadas, foram abordados temas de pesquisa/intervenção de acordo com os interesses  e  necessidades  dos  alunos. Pretendeu-se, assim, proporcionar uma interdisciplinaridade, com abordagens tão diversas quanto possível.


Geografia

A Exposição de Geografia deve muito ao empenho dos nossos alunos. A escolha dos trabalhos foi da sua responsabilidade e o acompanhamento feito pelos professores nunca deixou de ter presente as competências essenciais da disciplina. As ideias surgiram com naturalidade e os trabalhos foram ganhando forma até chegar ao desejado produto final. Uma vez mais “o querer e o trabalho transformaram o sonho em realidade”. Este ano lectivo houve uma atenção especial aos recursos energéticos renováveis. Portugal é o país da União Europeia que consome mais energia em relação à que produz, estando assim muito dependente do exterior. Ajudar a inverter esta situação é imperioso. Cada um de nós tem a obrigação de poupar energia e de usar as energias alternativas. Esta foi a nossa mensagem. Ficou o desejo... e o desafio.


Matemática

Metrologia

A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas.


Inglês/Francês

A exposição de Línguas foi uma mostra dos trabalhos dos alunos sobre os temas leccionados ao longo do ano lectivo, permitindo-lhes o seu desenvolvimento no contacto com as culturas francófona e anglo-saxónica.


História e Geografia de Portugal

Nesta exposição encontrámos uma pequena mostra do património barcelense ligada à arte de trabalhar o barro, numa recolha efectuada pelos alunos nas suas freguesias. Tendo como objecto de estudo o Homem, que é um ser não só político e económico, mas também um ser social e cultural, alunos houve que recriaram a sociedade e a cultura dos anos 20 (séc.XX).


Grupo de Educação Moral Religiosa e Católica

“Família: Escola de Valores”

Sabendo que a Família é o alicerce da sociedade, reforçámos, mais uma vez, os valores que ela pode transmitir. O Futuro da Humanidade depende do que fizermos pela família.


Educação Física

A exposição expressou toda a actividade realizada ao longo do ano lectivo, todos os Clubes desportivos, bem como as excelentes classificações obtidas.


Educação Musical

Esta disciplina teve como objectivo principal, desenvolver o potencial sensorial no ser humano através de práticas estimuladoras ao nível dos sentidos contribuindo para um melhor domínio psicomotor.

 
Jornal NéosDidálvi
tv
Vídeos
Galerias