Xbox Logo
Menu Principal
Festa das Flores PDF Imprimir

Image

A Festa das Flores, organizada pelo grupo de Biologia e Geologia, deve ser, talvez, uma das mais divertidas actividades da Didálvi.

Este ano, decorreu nos dias 12, 13 e 14 de Abril e o tema escolhido foi no âmbito da Geologia - A Terra: a casa dos seres vivos, a nossa casa. Foi uma estreia, já que nunca a Geologia tinha sido contemplada. Já era tempo…Como era a primeira vez, fez-se antes um breve apanhado dos assuntos que constituem aquilo que deve ser uma cultura geral científica, nesta área do saber.

O espaço multiusos do Colégio transformou-se num local onde se aprendeu nos intervalos das aulas algumas coisas interessantes, como a dinâmica dos fundos dos oceanos ou a estrutura interna actualmente aceite do nosso planeta, entre outros assuntos. Foi também possível ver o estado de devastação que o tsunami trouxe a várias zonas costeiras do Oceano Índico, em Dezembro de 2004.

Image

Além disso, houve a já tradicional feirinha de plantas e uma outra de minerais (que começa a ser também da tradição, tal é a adesão que tem tido, desde que se iniciou), onde ninguém resistiu à tentação de comprar um mineral de colecção, um colar ou uma planta para oferecer a quem se gosta… Depois, cada turma assinalou a sua passagem pelo Colégio e a chegada da Primavera: em conjunto, compraram uma planta, que ficará a embelezar ainda mais os nossos espaços exteriores. Cada uma poderia ser um dos alunos, que entram pequeninos no Colégio e, quando saem, é que percebem o quão grande foi o seu crescimento…

Mais tarde, e porque é quando nos divertimos que aprendemos melhor as Ciências Naturais, foi a vez do pedipaper. Todas as turmas fizeram uma caminhada até à Quinta Pedagógica, onde, de vez em quando, encontravam um Professor de Ciências com uma perguntinha na algibeira… Desta vez, é que foi: 18 turmas acertaram em cheio nas seis questões colocadas ao longo do percurso!

No fim, já no meio do arvoredo da Quinta, e porque o estômago já pedia, foi a vez do lanche biológico: pão com mel, acompanhado por um refrescante chá.

O Grupo de Biologia e Geologia agradece a todos os que colaboraram na Festa das Flores, enviando um abraço, nomeadamente ao Professor Bastiana, ao Professor António Coelho e à Professora Julinha.

E pronto. Foi mais uma Festa das Flores. A de 2007. (E desta vez, não choveu!).

 

 
Jornal NéosDidálvi
tv
Vídeos
Galerias