Xbox Logo
Menu Principal
Dia de Português e História PDF Imprimir

Colégio Didálvi festeja o dia de Português e de História

Image

No dia 20 de Março, realizou-se mais um Dia de Português e História, no qual se proporcionou a intervenção de todos os alunos nas actividades que se apresentaram. Visando o estímulo do gosto pela aprendizagem, foram revistos os conteúdos leccionados em ambas as disciplinas, através do jogo vespertino “Século XVIII – Tempo de Mudança”. A sua organização esteve a cargo dos alunos do 11º ano, turma 3, com a orientação e colaboração dos docentes das disciplinas.

Iniciado com um momento solene, foi após a audição do Hino Nacional que o Director do Colégio proferiu o discurso de abertura, incentivando o gosto pela aprendizagem, vangloriando a dinamização das actividades, enaltecendo a importância da valorização da nossa história e da língua materna. No seu término não faltou o alento às equipas concorrentes (Norte e Sul), assim como os votos de boa ventura.

Trajados a rigor, como o projecto exigia, fomos deslumbrados com uma dança de alunos figurantes. A presentação ficou a cargo de dois docentes, representando os dois grupos envolvidos. Após a apresentação das equipas instaladas nos respectivos palcos e o lançamento do dado, decorreu o jogo, no qual duas alunas (pajens) tinham que percorrer cerca de 40 casas, correspondendo cada uma delas ou a uma questão ou a uma actividade lúdica, premiadas com casas de azar ou de sorte.

A emoção foi imensa, o impasse motivador e o desfilar de figurantes agradavelmente apaziguador.

No final, com a vitória da equipa do Norte, as claques exalaram alegria e rejubilo pela actividade em que intervieram.

Image

Os alunos da equipa vencedora receberam uma oferta da Porto Editora e todos receberam diplomas de participação.

Na Récita subordinada ao tema previamente referido “Século XVIII – Tempo de mudança – Declamação”, ocorreu, no Auditório da Escola, o Concurso de Declamação, apresentaram-se peças teatrais, canções joviais, mostras de artes dos nossos pequenos artistas, cujo empenho foi aplaudido por todos os espectadores.

Uma vez mais a Porto Editora ofereceu, aos vencedores do Concurso de Declamação, merecidos prémios.

Findas as actividades do dia, ficamos com a certeza de que todos os discentes alargaram os seus conhecimentos sobre o século XVIII.

Este dia já vinha sendo preparado há vários dias com ensaios e elaboração de perguntas e jogos. No dia anterior, dia 15, vários grupos de alunos fizeram a “Motivação”, isto é, todas as turmas foram visitadas por grupos que declamavam poemas.

O Dia de Português e de História foi organizado pelos Grupos de Português e de História, com a participação de toda a comunidade educativa e tendo como objectivo despertar os alunos para a aprendizagem da sua língua e da sua história.

 
Jornal NéosDidálvi
tv
Vídeos
Galerias