Xbox Logo
Menu Principal
Brinca Matematicando 2006/2007 PDF Imprimir

Image

O Colégio Didálvi teve, nos Exames Nacionais, a melhor média de Matemática no concelho de Barcelos e é fácil adivinhar porquê. No dia 31 de Outubro, realizou-se mais uma edição do Brinca Matematicando. A Matemática deixa de ser o acostumado “bicho” para passar a ser um desafio interessante e divertido. É a Matemática relacionada e aplicada à vida.

Duas equipas, uma feminina e uma masculina, um auditório equipado com novas tecnologias, com a ajuda das quais interagem equipas, centenas de alunos que assistem e professores, e perguntas, muitas perguntas...

O objectivo do concurso é responder acertadamente a 24 questões que são propostas de acordo com os diferentes níveis de escolaridade. As questões são escolhidas arbitrariamente pelo computador e o júri do concurso é constituído pelos professores de Matemática.

A esta altura do Campeonato, a Equipa Masculina partiu com uma vantagem de três vitórias contra duas da Equipa Feminina. No final do Concurso, e apesar do forte empenho da Equipa Feminina e do público entusiasta, a Equipa Masculina arrecadou mais uma vitória (Equipa Masculina 115 pontos; Equipa Feminina 85 pontos).

No intervalo do Concurso, procedeu-se ao desempate da final do concorrido “Problema do Mês 2005/2006”, que foi ganho pelo aluno Dinis Pereira de Macedo (11º1).

Outro momento que levou ao rubro o público foi a actuação musical da aluna-cantora convidada, a Cátia Gonçalves, vencedora do “Estrelas do Didálvi 2005/2006”, que teve  de ser alargada a mais duas músicas do que as previstas, tal foi o entusiasmo da plateia.

Os objectivos do “Brinca Matematematicando” são incentivar o gosto pela Matemática; relacionar a Matemática com a vida quotidiana; dar a conhecer novas áreas da Matemática; contribuir para a consolidação dos conhecimentos e técnicas adquiridas nas aulas; aplicar Geometria e Álgebra a questões da vida prática; desenvolver estratégias de pensamento eficazes na resolução de problemas; desenvolver atitudes de reflexão metódica, de abertura de espírito, iniciativa e criatividade; contribuir para o desenvolvimento da personalidade e promover um melhor relacionamento professor – aluno.

Os resultados dos alunos do Colégio em provas finais quer internas quer nacionais vêm demonstrar que todo este trabalho não tem sido em vão, antes pelo contrário, tem sido um sucesso.

 
Jornal NéosDidálvi
tv
Vídeos
Galerias