Xbox Logo
Menu Principal
Mensagem PDF Imprimir

Image
O Director, João Alvarenga

Em sentido geral damos o nome de educação ao desenvolvimento de toda a natureza do Homem: física intelectual e moral em interacção com o seu meio e a sua circunstancia, preparando-o para a sua realização pessoal, exercendo a sua função na sociedade como criador e inovador.

Os Gregos, quer os Atenienses quer os Espartanos, consideravam que o objectivo da Educação era preparar para os deveres da cidadania, - militares, políticos e religiosos. Ginástica para o corpo, música para a alma, para produzir a harmonia do desenvolvimento.

Mais tarde, este conceito foi alargado para um processo literário diferenciado em educação retórica ou oratória e em educação filosófica.

O estudo elementar visava produzir a harmonia do corpo e da alma, base de toda a virtude, o secundário levava à unidade de pensamento e o superior à contemplação do Bem, união da verdade e da beleza.

O fim do Império Romano, o Monaquismo, a Escolástica, o Renascimento, ditaram novos conceitos, novas teorizações e novas práticas educativas.

E como a criatividade e a inovação não param, aparece a tendência sociológica da educação. Acentua-se que a educação não é só o desenvolvimento do indivíduo mas também o processo de o preparar para exercer a sua função no ambiente social. Entendendo-se que educar é desenvolver o indivíduo para se integrar na sociedade, para ser criador e inovador, educar é desenvolver a própria sociedade.

O Colégio Didálvi, mais que ensinar, preocupa-se em educar. Promover a educação integral dos alunos orientada por valores de forma que se sintam realizados e felizes.

Com esta publicação apresentamos de forma breve e simples a estrutura e organização desta escola, mas consideramos que a forma melhor para conhecer o Didálvi é visitá-lo e presenciar o seu funcionamento.

A todos deixamos o nosso convite e o desejo expresso de os receber.

Aos actuais, antigos e futuros alunos, aos professores e funcionários, aos encarregados de educação, população da área e a todos aqueles a quem a vida e funcionamento desta instituição importa, dedicamos esta publicação.

A todos o nosso reconhecimento e a nossa mensagem:

«O querer e o trabalho transformam o sonho em realidade.»

 
Jornal NéosDidálvi
tv
Vídeos
Galerias